WebSite X5 Professional: uma completa solução para criação de sites

Pode parecer um tanto quanto estranho falarmos em criação de sites sem lidar com programação, com bancos de dados, com coisas mais, digamos, técnicas e complexas. Mas existem softwares criados justamente para evitar que o usuário “afunde suas mãos na massa”, ou seja, programas que fazem todo o trabalho pesado, deixando em nossas mãos tarefas mais simples e agradáveis.

Se você ainda não conhece os programas da Incomedia, saiba que a empresa conta com uma completa linha de “aplicativos criadores de websites”, incluindo uma versão gratuita. Mas a cereja do bolo, mesmo, a versão “top”, é o WebSite X5 Professional.

O WebSite X5 Professional 10 é um programa extremamente fácil de usar e capaz de dar origem a websites completos, ricos em recursos e acessíveis à partir de qualquer dispositivo. Estamos aqui falando a respeito da versão mais completa desta linha de produtos, aquela versão com mais recursos, com mais facilidades, capaz de criar sites bonitos, funcionais, rápidos e leves.

WebSite X5 Professional

Esta versão ainda permite que o desenvolvedor (você) ofereça aos visitantes a possibilidade de baixarem um aplicativo para dispositivos móveis que os manterá sempre conectados ao site. Afinal, quem, hoje em dia, pode ignorar a enorme quantidade de pessoas que navegam na internet através de tablets e smartphones?

Desenvolver um website com o WebSite X5 Professional é extremamente intuitivo, e o programa trabalha de uma maneira tal que a rotina de desenvolvimento é facilitada ao extremo, ao mesmo tempo em que o usuário jamais se perde.

WebSite X5 ProfessionalTrabalhamos diretamente no mapa do site. Podemos avançar, retroceder, salvar alterações em uma página, editarmos outras que ficaram “para trás”, etc. Uma estrutura em árvore permite que páginas e sub-páginas sejam visualizadas, adicionadas, editadas e excluídas facilmente, sendo que os respectivos botões, menus e sub-menus são criados automaticamente. Podemos também adicionar código HTML em qualquer página e/ou local, facilmente. Um widget pode ser facilmente adicionado a qualquer página, e dentro dele, bem, usuários mais avançados podem “brincar com o código”, por exemplo.

Mas também podemos nos valer de todos os recursos extras já prontos fornecidos com o aplicativo. Existe uma série bem grande de widgets já prontos para utilização, os quais tornam a vida do criador bem mais fácil. Data e hora, formulários de contato, mapa (com integração total ao Google Maps), sliders dinâmicos, listagem de produtos, criadores de menus, etc.

Lojas virtuais também podem ser criadas com o WebSite X5 Professional, e diversos meios de pagamento podem ser aceitos, incluindo PayPal. Criar um blog totalmente integrado ao site também é uma tarefa extremamente simples, uma vez que um wizard guia o usuário durante todo o processo de postagem. Vale lembrar que os blogs, aqui, também aceitam comentários, e dentre os recursos dos mesmos, podemos citar a utilização (opcional) de captcha, para manter os spammers bem longe.

Se você se assusta quando ouve falar em desenvolvimento de websites, saiba que a versão Professional do WebSite X5 é totalmente WYSIWYG (What You See Is What You Get, ou “o que você vê é o que você obtém”). O que isto significa? Bem, que você não terá de mexer com programação.

Que, basicamente, você “desenhará” seu website utilizando ferramentas visuais extremamente intuitivas. O código será gerado automaticamente pelo programa, é claro, mas você não terá de sequer visualizá-lo. E ainda mais, todo o código gerado será limpo, totalmente compatível com o W3C. Os websites que você desenvolver serão perfeitamente visualizáveis em qualquer navegador (Internet Explorer, Opera, Google Chrome, Firefox, etc), e em qualquer dispositivo (computadores, smartphones e tablets).

E tem mais: você ainda pode interligar o Feed RSS do website e/ou blog que desenvolver com o aplicativo FeedReady, também da Incomedia, gratuitamente (recurso exclusivo da versão Professional). Após a configuração, você pode inclusive adicionar um aviso automático no site, para que seus visitantes baixem o aplicativo para seus dispositivos iOS ou Android e recebam suas notícias, postagens e novidades em primeira mão.

A versão Professional do WebSite X5 também permite a criação de áreas protegidas com recursos avançados. Você pode inclusive deixar que seus visitantes se cadastrem automaticamente (o software pode trabalhar de maneira integrada com o banco de dados no seu servidor web), e a partir daí, criar grupos com permissões diferentes.

WebSite X5 Professional

Digamos que você trabalha com desenvolvimento de software, por exemplo. Você pode criar áreas exclusivas para seus clientes, deixar que eles fiquem sabendo rapidamente quando novas versões forem lançadas, através do aplicativo móvel integrado à sua página, e então deixá-los à vontade para baixarem as atualizações quando bem desejarem, utilizando seus respectivos logins e senhas.

Sabemos também que manter um site totalmente otimizado para os mecanismos de busca é imprescindível, e o WebSite X5 Professional conta também com uma ferramenta de análise, a qual verifica todas as páginas e elementos, visando detectar possíveis erros e, então, oferecer sugestões para que seu trabalho seja muito melhor visto pelo Google e outros motores de busca.

No momento de enviar seu site para a web, ou melhor, no momento de enviar os arquivos que compõe o website (imagens, páginas .html ou .php, animações, etc), você também pode contar com o cliente FTP incluso no WebSite X5 Professional. Basta fornecer os detalhes de acesso e o programa faz o resto: simples assim.

Screenshot de uma das páginas de um projeto para testes desenvolvido em cerca de meia hora com o WebSite X5 Professional:

WebSite X5 Professional

A criação de mensagens publicitárias e sliders, com banners rotativos, também é extremamente simples. Tudo é feito no esquema WYSIWYG (veja acima), e para melhorar ainda mais as coisas, os sliders não são gerados em Flash, o que significa que eles poderão ser visualizados em qualquer dispositivo, seja ele um desktop ou um tablet, iOS ou Android.

Vale também lembrar que o WebSite X5 Professional está disponível em português do Brasil, e conta com mais de 1500 modelos/templates, os quais podem ser utilizados sem o pagamento de royalties e editados à vontade. E aqui você pode encontrar uma galeria bem grande com exemplos de trabalhos criados com a ferramenta.

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *