Veja um fantástico vídeo de um Iceberg que perde um pedaço

Icebergs são realmente espetaculares. Blocos quase sempre gigantescos de puro gelo, que chegam muitas vezes a representar até mesmo um grande risco à navegação (lembra do Titanic?). Blocos de gelo formados, por incrível que pareça, por grande parte de água doce, enquanto flutuam nos enormes oceanos salgados (aliás, já ouviu a expressão “a ponta do iceberg”? – é, grande parte deles se encontra submersa). 

Icebergs são algo muito bonito de se ver, e muitos possuem em seu interior até mesmo fósseis. Imagine só: uma parte, ou grande parte, da água que os forma, pode possuir milhares e milhares de anos. Bem, e que dizer do espetáculo que eles podem proporcionar, algumas vezes? Espetáculos que não possuem hora ou dia para acontecer, e que alguns sortudos, entretanto, conseguem presenciar?

Espetáculos quase sempre acompanhados por gente que parece não ter medo da morte, e que parece não se intimidar com o tamanho destes gigantes gelados dos oceanos. No vídeo abaixo, um “barquinho” está muito próximo de um Iceberg, e presencia a queda de um pedaço bem pequeno do mesmo, nas águas (fico imaginando o que teria ocorrido caso o pedaço que se desprendeu fosse maior).

iceberg

O problema é que este pedaço gera uma onda enorme, onda esta que, por pouco, não afunda o barco. É algo simplesmente lindo (e assustador). Dê uma olhada:

 

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *