TuneUp Utilities 2012: seu computador novo em folha

TuneUp Utilities 2012 foi lançado em Novembro passado, e pode-se dizer que esta é, senão a melhor, pelo menos uma das melhores versões do software já lançadas. Repleto de recursos e com uma interface extremamente intuitiva, além de diversas funcionalidades extremamente úteis que funcionam em segundo plano, esta décima versão do software da TuneUp Software GmbH é realmente fantástica.

A empresa conseguiu tornar o software ainda mais fácil de ser utilizado e poderoso, e usuários de versões anteriores não terão dificuldade alguma em se adaptar à versão 2012, pois sua interface gráfica continua mantendo um padrão bem parecido com o das versões anteriores, mesmo com as diversas modificações e aprimoramentos introduzidas. Isto sem contar com o fato de que o TuneUp Utilities 2012 conta com algumas novidades muito interessantes, como o TuneUp Program Deactivator e o Economy Mode, por exemplo.

Todos os recursos que transformaram o software em um dos mais famosos do mercado continuam lá, e melhorias foram adicionadas tendo em mente tornar a utilização de computadores rodando o sistema operacional Windows ainda mais prática, rápida e livre de problemas. Todos sabemos que um computador com o sistema operacional da Microsoft retirado hoje da loja, por exemplo, muito rapidamente começa a ter seu desempenho diminuído devido a uma série de fatores.

Instalações de softwares os mais diversos, os quais muitas vezes contam com serviços constantemente ativos e consumindo recursos do sistema, entradas inválidas no registro, arquivos, pastas e “restos” no registro que foram deixados por softwares desinstalados, fragmentação no disco rígido, utilização dos infelizmente necessários firewalls e anti-vírus e diversos outros procedimentos e situações corriqueiras acabam transformando um “PC top de linha”, muitas vezes, em uma máquina capaz de causar raiva até mesmo aos mais pacientes usuários.

Softwares como o TuneUp Utilities, e mais especificamente o TuneUp Utilities 2012, conseguem manter PCs sempre otimizados e oferecendo ao usuário grande parte de seu poder, através de um conjunto de ferramentas que atua tanto na prevenção quanto na reparação de erros e problemas. O TuneUp Utilities 2012, por exemplo, através do TuneUp Program Deactivator, é capaz de deixar em funcionamento somente softwares, tarefas e serviços necessários no momento.

O recurso literalmente desativa todo aquele “entulho” que pode ficar, muitas vezes, gastando memória e processamento, em segundo plano, mesmo quando o software relacionado não está sendo utilizado. O recurso é também fantástico devido à rapidez com que reativa tudo o que foi desativado tão logo o usuário resolve utilizar o tal programa.

É interessante também lembrar que o controle dos programas que deverão ser desativados ou não fica nas mãos do usuários, ou seja, o TuneUp Utilities 2012 também aqui não decide pelo usuário o que é ou não melhor para sua rotina e/ou para sua máquina. Processos e aplicativos essenciais ao computador, além disso, como suítes de segurança, por exemplo, são imediatamente identificadas pelo TuneUp Program Deactivator como extremamente relevantes, e nestes casos, o usuário não consegue desativá-los. Ou seja, o programa oferece segurança total ao usuário, além disso, e impede que elementos cruciais do sistema sejam desativados.

O TuneUp Program Deactivator também é extremamente inteligente e rápido no momento de lidar com o encerramento de qualquer software que esteja em sua lista. Tão logo o usuário feche qualquer um destes programas, o recurso desliga automaticamente todos os componentes relacionados, liberando recursos do sistema para outras finalidades. Bacana, não?

A versão 2012 do fantástico canivete suíço para PCs da TuneUp Software GmbH conta com inúmeras ferramentas extremamente úteis, todas acessíveis rápida e facilmente através de sua interface dividida em 5 seções principais: “Status & Recomendações”, “Otimizar sistema”, “Liberar espaço em disco”, “Corrigir problemas” e “Personalizar o windows”. A já conhecida “Manutenção em um clique” continua existindo, e permite que diversas tarefas sejam realizadas em sequência, realmente com apenas um clique: limpeza no registro, desfragmentação no registro, remoção de atalhos corrompidos, eliminação de arquivos temporários, otimização da inicialização e do encerramento do sistema operacional e desfragmentação do HD.

Vale lembrar que o usuário também pode definir o que será ou não realizado durante a “Manutenção em um clique”, da mesma forma que ocorre na “Manutenção automática”. Nesta última, o próprio TuneUp Utilities 2012 realizará todas as tarefas acima mencionadas de forma automática, sem qualquer interação do usuário. Ele realizará todos estes procedimentos, por exemplo, mediante agendamento prévio ou de forma realmente automática, sempre que o computador estiver ocioso. O usuário pode até mesmo definir um intervalo de dias para que estas operações automáticas sejam realizadas.

Quem utiliza notebooks também pode ser extremamente beneficiado pelo TuneUp Utilities 2012, através de seu novo “Economy Mode“, recurso este que ajuda a reduzir o consumo de energia também em desktops, impedindo o consumo desnecessário de energia.

Este recurso permite que processadores permaneçam no modo de economia de energia sempre que possível, sempre na frequência mais baixa (desde que não hajam interferências no sistema, é claro, e também desde que “mais força” não seja exigida). Além disso, o “Economy Mode” também pode reduzir o brilho da tela e não deixar que processos desnecessários entrem em operação.

A TuneUp Software GmbH realizou alguns testes muito interessantes, utilizando o software para benchmarking PCMark 7. Em tais testes, foi possível comprovar a redução no consumo de energia em PCs e notebooks em até 30%. Todos sabemos, aliás, que isto também representa menor geração de calor e, consequentemente, aumento da vida útil dos mais diversos componentes de PCs e notebooks.

Estamos constantemente levando em consideração o feedback de nosso usuários para melhorar o uso desta ferramenta. Com o novo Modo Economy conseguimos cumprir o desejo de aumentar a duração da bateria de seus dispositivos móveis, já que impedimos que os componentes do PC afetem o desempenho do mesmo quando não estão em uso“, diz Christoph Laumann, diretor gerente de TuneUp.

Para quem gosta de jogar no PC, por exemplo, ou precisa de uma liberação adicional de recursos, o TuneUp Utilities 2012 também conta com o ótimo “Modo Turbo“. Através deste recurso, o software poderá desativar efeitos especiais, funções de segundo plano não essenciais, impedir a entrada em funcionamento de qualquer tarefa agendada e até mesmo desativar a sincronização com dispositivos móveis, dentre outros itens.

Tudo o que é supérfluo naquele momento poderá ser desabilitado, e o número de itens que pode ser desativado pelo “Modo Turbo” pode chegar a 70. Assim, a carga no sistema poderá ser drasticamente reduzida, e não somente jogos, mas também aplicações mais pesadas, poderão fazer uso de memória e processamento extra. Além disso, o aplicativo permite que o usuário acesse mais de 400 ajustes “secretos” do Windows.

Não que eles sejam secretos, é claro. Ocorre que eles se tornam “visíveis” e extremamente acessíveis através do TuneUp Utilities. Um claro exemplo disto é a função para eliminação de pontos de restauração do sistema, os quais acabam muitas vezes ocupando um espaço precioso no HD. Por segurança, aliás, o TuneUp Utilities 2012 sempre mantém intacto o último ponto de restauração criado.

O TuneUp Utilities 2012, em minha opinião, é uma ferramenta extremamente necessária em qualquer PC. Trabalhando sempre em segundo plano, o aplicativo até mesmo fornece sugestões ao usuário, visando sempre fazer com que seu equipamento funcione da melhor e mais rápida maneira possível. O TU 2012 pode sugerir a desativação de programas que não foram utilizados por muito tempo, por exemplo. Programas dos quais o usuário nem se lembra mais, situação que acaba ocorrendo com muita frequência atualmente, com a popularização de HDs cada vez maiores, capazes de armazenarem muito mais informações e, também, itens desnecessários.

O aplicativo da TuneUp Software GmbH funciona de maneira  tal que sua atuação vai além do sistema operacional, como se pode perceber. Ele interage com aplicativos de terceiros e seus efeitos se estendem até mesmo ao hardware do PC. O ganho de performance em qualquer PC com o TuneUp Utilities 2012 é enorme, e isto é algo que pode ser percebido logo após a instalação do mesmo. Trata-se do resultado de aprimoramentos constantes e muita pesquisa, algo que se iniciou com o “TuneUp 97—the intelligent tuning tool”, a primeira versão do software.

Optando pelo TuneUp Utilities 2012, você terá em mãos, em um único software, mais de 30 ferramentas para manutenção e otimização de seu computador. O aplicativo é extremamente simples de se utilizar, como já disse no início, e se encontra totalmente traduzido para o português do Brasil.

Ele é compatível com Windows XP, Windows Vista e Windows 7, custa R$ 79,00 e pode ser instalado em até 03 (três) máquinas. Usuários de versões anteriores podem realizar o upgrade por R$ 55,00, vale lembrar. Para comprá-lo, visite o website do programa, também totalmente em português. Uma demo válida por 15 dias também está à disposição no site. Não deixe de conferir.

2 Comments

  1. valeu pelo post!!!

    Achei o TuneUp Utilities 2012 realmente incrível!!!!

    Já estou usando pra caramba o Modo Economy, é evidente a economia na bateria!!!

    Reply
    • @Jorge,

      Olá Jorge. Realmente, o TuneUp Utilities 2012 é fantástico. E tanto o Modo Economy quando o Deactivator são sensacionais. Este último, aliás, fornece um “gás” extra muito bem vindo. Obrigado pela visita. 🙂

      Reply

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *