Saiba como gerenciar seu smartphone ou tablet Android via web

Quem possui um smartphone ou tablet Android certamente sabe das vantagens e desvantagens do sistema operacional do robozinho verde, desenvolvido pelo Google. Diferentemente do iOS (iPhone, iPad e iPod), podemos utilizar cartões de memória, o que acaba fazendo com que o gerenciamento da memória e dos aplicativos e dados contidos nestes dispositivos seja muito mais fácil.

Android

Entretanto, vale também ressaltar o caso do recém lançado tablet do Google, o Google Nexus 7 (leia minhas primeiras impressões a respeito do aparelho), um aparelho fantástico que, no entanto, não dispõe de entrada para cartões de memória. Pois bem, tanto no caso do Nexus 7 quanto no caso de qualquer smartphone ou tablet rodando o sistema operacional Android, podemos contar com uma ótima ferramenta para gerenciamento.

O melhor de tudo é que tal ferramenta custa o melhor preço do mundo: nada! É de graça! Trata-se do AirDroid, aplicativo gratuito disponível no Google Play que permite o gerenciamento de nossos gadgets através de qualquer navegador web (a utilização do Google Chrome, é claro, é altamente recomendável).

Após a instalação do AirDroid, tudo fica muito simples, e você pode esquecer pendrives, cabos USB, cartões de memória, etc, em diversos momentos. Claro, desde que você disponha de uma rede wireless. Iniciando o AirDroid, ele lhe fornecerá uma senha única, a qual deverá ser, então, inserida no website “http://web.airdroid.com/“, para o devido login.

Tal website (e a senha) servirá como uma “ponte” com o seu dispositivo. Vale lembrar que o ambiente é seguro, e a senha fornecida pelo seu dispositivo é única e é alterada a cada nova sessão (você também pode definir sua própria senha, nas configurações do aplicativo).

A senha é quem vai ligá-lo ao site do AirDroid e, na sequência, ligar você ao seu dispositivo Android, para que então o seu dispositivo seja acessado e possa ser gerenciado, trocando em miúdos. Você pode inclusive utilizar as opções “Expresso” e “Seguro” (para maior segurança).

Realizada a conexão, você tem, em seu navegador web, acesso ao seu dispositivo Android. É possível visualizar/utilizar o Launcher, fazer com que websites sejam abertos no dispositivo, visualizar pastas e arquivos armazenados no smartphone ou tablet, capturar screenshots (com o devido acesso root, é claro), verificar o nível de carga da bateria e também detalhes a respeito da utilização da memória.

Android

Mais ainda: você pode copiar arquivos (vídeos, fotos, PDFs, etc) do seu dispositivo Android para seu computador e de seu computador para seu dispositivo Android. Até mesmo “arrastar e soltar” é possível, olha só que bacana!

Digamos que acessar seu Android através da interface web do AirDroid é uma experiência simples, rápida e extremamente cômoda, principalmente porque você pode realizar todas as operações à partir de qualquer computador ou smartphone conectado à internet (desde que o “Android alvo” esteja ligado e conectado à internet, é claro).

Android

Além disso, a interface se encontra em português, o que é muito bom. Navegar pelas pastas de seu tablet é uma tarefa extremamente simples. Copiar arquivos também. Você também pode baixar jogos e aplicativos através do AirDroid, bem como realizar instalações, desinstalações e backups: olha só que legal.

Claro, através do Google Play também podemos realizar muitas destas operações, mas o AirDroid representa uma interface integrada e repleta de opções. Mensagens SMS também fazem parte dos recursos presentes no AirDroid, e até mesmo a visualização de fotos e imagens, bem como a definição de wallpapers, pode ser realizada comodamente através da interface web do aplicativo/serviço. E por falar em comodidade, é possível transferir textos para a área de transferência do seu device, à partir da web, e vice-versa.

Temos aqui um aplicativo gratuito fantástico, não? Ele é, além disso, compatível com uma série de dispositivos Android, incluindo o novíssimo Google Nexus 7. Não deixe de conferir!

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *