Receita de peito de pato como dos grandes chefs

A carne de pato é muito gostosa e o peito é a melhor parte com certeza! Aqui encontrei uma receita de peito de pato igual que é feita pelos famosos chefs de cozinha mas sem ter necessidade de usar técnicas e equipamentos especiais. Não é tão simples, mas é fácil!

O vídeo está em inglês então vou descrever passo-a-passo como fazer essa maravilha!

Usa-se 2 peitos de UM pato (risos muitos!)

OK, pegue os 2 peitos e com a faca corte com muita gentileza a pele dele sem atingir a carne, não pode cortar até a carne porque o suco dela vaza durante o cozimento! Não corte a carne, só um pouco da pele, entendido?

Passe sal na pele, vire o peito e passe sal, pimenta e jogue algum tempero do seu gosto, salsinha ou outra dessas coisinhas verdinhas, sabe?

Agora começa a mágica. Conhece o saco Ziploc? Se não clique aqui e veja qual é. Pegue um saco Ziploc e coloque os peitos dentro dele, é importante saber que é preciso retirar todo o ar de dentro dele, no vídeo mostra isso.

Depois de selar bem e retirar o ar é só colocar ele no congelador (ou freezer) por 1 hora, assim ele pega o sabor dos temperos.

Cozinhando o peito de pato

Esquente a água em uma panela grande até atingir 57 graus de temperatua, isso é muito importante, tem que ser 57 graus exatos! Para conseguir isso é preciso usar um termomêtro para culinária, não use termômetro comum.

Ao atingir os 57 graus coloque o saco com os peitos de pato na panela, o ideal é usar uam base de silicone usada em cozinha que suporte altas temperaturas, essa base previne que o saco queime no fundo da panela. Cuidado na cozinha nunca é demais, gente!

E a mágica continua: mantenha os peitos dentro da panela por 1 hora cozinhando (sei que é demorado mas o melhor da vida é assim mesmo!) e nesse tempo de 1 hora controle a temperatura da água adicionando água geleda gentilmente na panela, é preciso colocar devagar para não abaixar demais a temperatura, é simples.

Curiosidade! Quer saber o motivo de tanto tempo de cozimento? Porque assim todo o suco maravilhoso da carne ficara dentro dela o que torna a carne muito mais macia. Comer peito de pato duro ninguém merece!

Após o cozimento

Retire os peitos do saco Ziploc e com um papel toalha enxugue gentilmente (tudo é assim!) a carne para retirar um pouco da água nela.

Fritando o peito de pato

Então jogue mais um pouco de sal na pele, pegue uma frigideira, um pouco de óleo (do seu gosto) e coloque os peitos para fritas com a pele virada para baixo em contato direto com a frigideira.

E quanto tempo fritando? Aí vai do gosto pessoal, como está no vídeo é o que acho perfeito: 5 minutos fritando com a pele para baixo até formar aquela casquinha e depois só 1 minuto com a carne para baixo, o que vai deixar a carne mais macia. Para quem gosta bem frita é só deixar mais um pouquinho tomando cuidado para não deixar a carne muito seca.

Retire da frigideira e deixe descansar um pouco, uns 2 minutos.

Depois é só cortar, colocar algum molho de sua preferência e servir.

Veja o vídeo:

Tem uma outra receita de peito de pato muito boa e bem mais fácil que essa e o vídeo está em português, aqui:

Receita de Pato à Gregoire Leborgne

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *