Primeiras impressões a respeito do tablet Android Google Nexus 7

Neste artigo gostaria de comentar um pouco a respeito do tablet Google Nexus 7, recém lançado. Comentar a respeito de minhas experiências com o aparelho em cerca de 2 semanas de uso. Temos aqui um ótimo tablet de 7 polegadas, lançado claramente como uma espécie de resposta ao Kindle Fire, da Amazon. E que resposta!

Tablet Android Google Nexus 7

Tela inicial

Gostaria de dizer também, logo de início, que esta é minha primeira experiência com um dispositivo Android.  Até hoje só utilizei celulares e smartphones iOS (além de Symbian e sistemas proprietários fechados), incluindo o novo iPad e o iPhone 4. Portanto, me perdoem por qualquer falha: este é um texto escrito por alguém que possui pouca experiência no mundo Android.

Não tenho também a intenção de iniciar nenhuma espécie de “guerra”, no sentido a tentar provar e/ou dizer que o Android é melhor que o iOS, ou vice-vesa (mesmo porque conheço muito pouco a respeito do sistema operacional do robozinho verde).

Aliás, o melhor sistema operacional, o melhor aparelho, etc, etc, é sempre aquele que melhor atende às necessidades do usuário e que mais se adequa a seu bolso, não é? Bem, o Nexus 7 é realmente impressionante.

Em seu interior “bate” o NVIDIA Tegra 3, poderoso processador quad-core que conta inclusive com um quinto núcleo para economia de bateria (também temos aqui um aparelho com 1 GB de memória RAM). Além disso, o tablet do Google, fabricado pela Asus, já vem com a última versão do Android instalada (4.1 Jelly Bean).

Voltando a comentar a respeito do Kindle Fire, vale lembrar que o Nexus é um competidor, pelo que dizem por aí (e eu mesmo creio nisto – após pesquisar bastante sobre ambos os aparelhos) extremamente superior, e se encontra em uma faixa de preço muito competitiva (199 dólares para o modelo de 8 GB e 249 dólares para o modelo de 16 GB – utilizado para escrever este artigo).

Justamente durante estas comparações, entretanto, começamos a perceber algumas falhas cometidas pelo Google e pela Asus: o Nexus 7 não possui entrada para cartões de memória, diferentemente da maioria dos dispositivos Android (e seguindo, assim, uma “linha” parecida com a Apple e o iPad).

Contar com tal limitação em uma plataforma aberta não é lá muito legal, principalmente porque até mesmo os 16 GB representam muito pouco, ainda mais se o usuário for apreciador de jogos eletrônicos. E, diferentemente do iPad, não temos, pelo menos por enquanto, Nexus 7 de 32 e 64 GB.

Outro problema do tablet do Google é a presença de apenas uma câmera, frontal, de 1.2MP (OK, já foi dito que este “problema” ocorre para manter o preço competitivo, mas, sempre ficamos com vontade de algo mais e melhor, não é?).

Tal câmera, aliás, não pode ser utilizada nativamente (somente é ativada por padrão através de aplicativos de videoconferência e similares). Para utilizá-la individualmente é necessária a instalação de um aplicativo. Recomendo o gratuito “Camera Launcher for Nexus 7“.

Quem utiliza um iPad, ou até mesmo outros tablets maiores, pode se sentir um pouco desconfortável no início da utilização do Nexus 7. Sua tela é menor, e os primeiros dias são um pouco complicados. Mas rapidamente o usuário acaba percebendo que nem sempre uma tela maior é necessária, ainda mais quando se conta com uma de altíssima qualidade, com resolução de 1280 x 800 HD (Scratch-resistant Corning glass).

O Google Nexus 7 é, também, um dispositivo que, trocando em miúdos, coloca o Google e seus serviços nas mãos do usuário. Todos os aplicativos e serviços mais famosos e utilizados do gigante das buscas vêm pré-instalados de fábrica: Google+, Gmail, Google Talk, Google Earth, Google Now, sistema de busca por voz, Google Maps e, é claro, acesso direto ao Google Play, um verdadeiro universo repleto de milhares de aplicativos, jogos, filmes e diversos outros tipos de conteúdo (inicialmente, apenas aplicativos e jogos estão disponíveis no Brasil).

Muitos jogos e aplicativos presentes no Google Play (antigo Android Market), aliás, são gratuitos. Teste o fantástico jogo Dead Trigger, além do ótimo Galaxy on Fire 2 THD (ambos gratuitos), e você verá o poder do chip Tegra 3. São títulos realmente surpreendentes.

Tablet Android Google Nexus 7

Lidar com um tablet Android é uma experiência no início estranha, para quem está acostumado com um iPad. Claro: trata-se de um outro sistema operacional, portanto, é natural que muitas coisas sejam diferentes. A instalação de jogos e aplicativos, por exemplo, muitas vezes requer “mais passos”.

Entretanto, contamos com a vantagem de, por exemplo, comprar ou “pegar” (no caso de títulos gratuitos) jogos e apps no Google Play e, após o login, ordenar a instalação dos mesmos. Ou seja, através de um navegador web, em qualquer lugar do mundo e através de um smartphone ou tablet, você pode comprar um jogo e solicitar a instalação do mesmo em seu device. Caso o tablet esteja conectado a uma rede wi-fi, ele iniciará o download imediatamente. Bacana, não?

O mesmo ocorre no caso de desinstalações: elas também são possíveis através do Google Play. Bem, agora comentando um pouco a respeito de alguns detalhes técnicos, vale mencionar que a bateria do Nexus 7 possui uma autonomia muito boa, chegando a 10 horas de navegação web.

Sua traseira emborrachada, aliás, faz com que nos sintamos mais confortáveis e seguros ao manuseá-lo, e também é algo que elimina aquele medo que geralmente possuímos no tocante a causar riscos em tais superfícies. O tablet é leve, compacto (19,8 x 12 x 1 cm), pesa cerca de 340 gramas e pode ser segurado com apenas uma mão tranquilamente.

É um aparelho perfeito para navegar na web enquanto você se encontra comodamente deitado em sua cama, por exemplo. Nem preciso comentar (mas já comentando) que ele possui wi-fi 802.11 b/g/n e Bluetooth, não é? Além disso, o tablet possui acelerômetro, GPS, magnetômetro e giroscópio, e diversos jogos e softwares fazem uso disto tudo, como sabemos.

A busca por voz no Google Nexus 7 funciona maravilhosamente bem. O tablet, aliás, conta com suporte ao português do Brasil, e o usuário já define o idioma assim que liga o aparelho pela primeira vez.

Você pode, por exemplo, facilmente dizer: “restaurantes vegetarianos em São Caetano do Sul”, após tocar no ícone do microfone localizado na parte superior da tela. Funciona mesmo, e uma lista com diversos resultados será apresentada rapidamente!

O device conta com conector para fones de ouvido e uma porta Micro USB, a qual pode ser utilizada tanto para recarga da bateria quanto para intercâmbio de dados com um computador. Em seu canto inferior esquerdo existe um conector de quatro pinos que, por enquanto, não possui nenhuma finalidade.

No entanto, segundo o Google, ele poderá ser utilizado por futuros acessórios. Também contamos com um leitor NFC, para a transferência de conteúdo entre o Nexus 7 e algum outro dispositivo Android dotado do mesmo leitor NFC, através do Android Beam.

Fiquei realmente impressionado com a qualidade da tela do tablet, mesmo utilizando um new iPad com sua fantástica tela retina. Jogos, principalmente aqueles com suporte ao NVIDIA Tegra 3, ficam maravilhosos no Nexus 7. Navegar na web com o aparelho, além de ser muito confortável, é bacana demais porque sua tela conta com um ótimo contraste e o texto e as imagens são exibidos de maneira extremamente nítida. Tendo o navegador Google Chrome instalado, navegar na web neste tablet é simplesmente delicioso.

Claro, o processador quad-core Nvidia Tegra 3 T30L de 1.2 GHz ajuda muitíssimo. Creio que este tablet de 7 polegadas é um dos melhores em sua categoria no mercado, atualmente (lembrando sempre que esta é minha primeira experiência com um tablet Android, portanto, se você discordar ou tiver algo a complementar, fique à vontade 🙂 ).

A possibilidade de customização de um sistema Android também é algo a ser levado em consideração, principalmente para quem está acostumado com o iOS. Widgets e teclados customizáveis (dentre uma série de outros itens), por exemplo, representam algo simplesmente fantástico, e você pode personalizar a tela do tablet de diversas formas, incluindo diversos elementos, criando pastas, etc.

Vale lembrar também a necessidade de instalação de uma solução de segurança no Google Nexus 7 (e em qualquer smartphone ou tablet Android). E, após pesquisar durante algum tempo, acabei optando pelo excelente e gratuito “avast! Mobile Security”.

O Google Nexus, como o próprio gigante das buscas a ele se refere, foi “feito para o Google Play“. Eu iria mais longe ainda, e diria que o tablet coloca o usuário em contato direto e descomplicado com diversos serviços do Google, serviços que muitos de nós usamos no dia a dia e que se tornaram parte de nossa rotina. Serviços que, aliás, muitas vezes utilizamos de modos não tão simplificados.

Tablet Android Google Nexus 7

Finalizando, gostaria de dizer que o Nexus 7 é um ótimo tablet. Para mim, representou uma maravilhosa introdução ao “universo Android”, ao mundo dos dispositivos Android. E, para ajudar a quem, como eu, também está dando seus primeiros passos nesta plataforma, segue abaixo uma pequena lista com jogos e aplicativos (pagos e gratuitos) muito bacanas que estou utilizando no momento. Não deixe também de utilizar o widget “Recomendações do Google Play”:

  • Ceramic Destroyer (jogo);
  • Zen Pinball THD (jogo);
  • ShadowGun THD (jogo);
  • Puddle THD (jogo);
  • Dead Trigger (jogo);
  • Galaxy on Fire 2 THD (jogo);
  • Angry Birds (jogo);
  • Anomaly Warzone Earth (jogo);
  • Osmos (jogo);
  • Asphalt 7: Heat (jogo);
  • Pool Master Pro (jogo);
  • EDGE Extended (jogo);
  • Skyrim Live Wallpaper (aplicativo / wallpaper);
  • AirDroid (aplicativo);
  • Battery HD (aplicativo);
  • File Manager HD (Tablet) – (aplicativo);
  • Flashlight HD LED (aplicativo);
  • Viber (aplicativo);
  • Beautiful Widgets (aplicativo);
  • HD Widgets (aplicativo);

Veja abaixo alguns vídeos a respeito do tablet, bem como um comercial muito bacana sobre o aparelho:

Trackbacks/Pingbacks

  1. Saiba como gerenciar seu smartphone ou tablet Android via web - [...] vale também ressaltar o caso do recém lançado tablet do Google, o Google Nexus 7 (leia minhas primeiras impressões a…
  2. Conheça o Ypy Kids, um fantástico tablet pra crianças - [...] e compre aplicativos e jogos. O Positivo Ypy Kids é um tablet de 7 polegadas (mesmo tamanho do Google Nexus…

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *