Por que o corte de carne argentino é bom? O Angus é um dos responsáveis

No Brasil nunca se comeu tanta carne e nunca uma variedade tão grande começou a surgir e o interesse do brasileiro por cortes de carnes e diferentes tipos de preparo só cresce, assim é com o corte argentino que tem o Angus nessa coisa toda, eu explico pra você.

A maioria dos bois criados na Argentina são de origem européia das raças Red Angus, Aberdeen Angus, Hereford e Black Angus que são as carnes com aquela gordura branca distribuída de forma fenomenal pelo meio da carne, o conhecido marmoreio. Carnes assim são muito suculentas já que a gordura branca derrete no preparo, especialmente na brasa com aquele cheiro… além disso tudo o boi argentino é frequentemente criado em confinamentos e não solto como no Brasil e isso também ajuda na maciez da carne.

[DICA] Veja que falamos da gordura branca, tenha preferência sempre que for comprar uma carne de verificar a cor dessa gordura porque a gordura amarela mostra que o gado pode ser velho o que resulta em carne dura.

[DICA] A grande sacada de mestre do corte argentino são os bifões, aqueles pedaços de carne bem altos que ao serem assados / grelhados sempre ficam suculentos justamente por causa de seu tamanho. Outro fator bem importante e que você pode testar no seu próximo churrasco é grelhar a carne em grelhas e não no espeto e colocar ela a uma distância de 20 cm só do fogo. Lembre-se de ficar atento! A carne grelhada assim perto do fogo também fica mais suculenta e macia.

Veja nas imagens e nas tabelas abaixo os tipos e diferenças entre o corte de carne argentino e o corte de carne brasileiro.

  

 

 

CORTES DE CARNE – BRASIL
1. Pescoço
2 . Acém
3. Peito
4. Braço/Paleta
5. Fraldinha
6. Ponta de Agulha
7 . Filet Mignon
8. Filé de costela
9. Contrafilé ou Filé de Lombo
10. Capa de Filé
11. Alcatra
12 . Patinho
13. Coxão Duro
14. Coxão Mole
15. Lagarto
16. Músculo (dianteiro)
17. Músculo (traseiro)
18. Aba de Filé (vazio)
19. Maminha
20. Picanha
21. Cupim

CORTES DE CARNE – ARGENTINOS
1. Cogote
2. Aguia
3. Falda /Pecho
4. Cuarto, delantero, com paleta
5. Entraña fina/entraña de vuelo
6. Vacio y Asado
7. Lomo
8. Asado
9. Bife de Chorizo
10. Tapa dei bife ancho
11. Cuadril/Bife angosto
12. Bola de lomo
13. Carnaza cuadrada
14. Nalga de adentro
15. Peceto
16. Brazuelo
17. Garrón
18. Vacío
19. Colita
20. Tapa de cuadril
21. Não Existe na Argentina – fonte

Algumas casas de carnes especializadas fazem o corte argentino, só resta saber onde encontrar. Frigoríficos e marcas de carnes também distribuem cortes especiais como o de bife de chorizo.

Mas aí é com você, as dicas estão aí e mesmo com carnes no corte brasileiro da raça de boi Angus a gente pode fazer um ótimo churrasco no estilo argentino.

foto via

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *