Os Cinco Macacos – tirinha

Hoje encontrei essa pequena tirinha que estava em inglês e que mostra como funciona a metáfora/parábola/experimento dos cinco macacos. Com o desenho tudo fica mais simples de entender. Como em alguns a letra ficou pequena coloquei o texto logo abaixo.

Um grupo de cientistas colocou 5 macacos numa gaiola e no meio uma escada com uma banana no topo.

Toda vez que um macaco subia a escada os cientistas molhavam os outros macacos com água fria.

Depois de um tempo, toda vez que um macaco tentava subir a escada os outros batiam nele.

Mais um tempo depois e nenhum macaco se atrevia a subir a escada resistindo a tentação.

Os cientistas então decidiram substituir um dos macacos. O macaco novo logo subiu a escada. Imediatamente os outros macacos bateram nele. Depois de apanhar várias vezes o novo macaco não tentou subir mesmo sem saber o motivo.

Um segundo macaco foi substituído e o mesmo ocorreu. O primeiro macaco participou da surra com os outros. Um terceiro macaco foi colocado e o mesmo ocorreu. Um quarto macaco entrou e também apanhou e o quinto a ser substituído também levou uma surra.

O cenário agora é novo. 5 macacos que nunca levaram banho de água fria batiam em qualquer macaco que tentasse subir a escada.

Se fosse possível perguntas aos macacos por que eles batiam em quem tentava subir a resposta seria talvez essa: “Eu não sei, mas é assim que fazemos as coisas por aqui” Soa familiar não é?

Não perca a oportunidade de compartilhar isso com outros que podem estar se perguntando o motivo de nós continuarmos a fazer o que fazemos sendo que existem formas diferentes.

Muito bom! Que achou?

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *