O que é essa Nuvem da Internet? Computação em Nuvem para leigos

Afinal o que quer dizer a nuvem, termo hoje usado na internet também tratado como computação em nuvem?

Basicamente então temos isso: A Internet, softwares e sistemas operacionais que interligados formam o que se chama computação em nuvem e essa nuvem fica na internet diferente dos remotos tempos bem antigos quando os computadores ficavam sozinhos, quase abandonados…

Um exemplo prático e bem fácil. A maioria das pessoas usa o sistema operacional Windows, dentro do Windows tem o editor de texto Word. Como ele podemos digitar textos e salvar em nossos discos rígidos, correto? Na computação em nuvem imagine que o Word fica na rede, na internet e podemos acessar e digitar um texto nele e salvar também na nuvem, sendo possível então acessar esse arquivo de texto de qualquer lugar que quisermos, do seu smartphone, tablet ou notebook.

Primeiro vamos para a explicação formal da coisa:

O conceito de computação em nuvem (em inglês, cloud computing) refere-se à utilização da memória e das capacidades de armazenamento e cálculo de computadores e servidores compartilhados e interligados por meio da Internet, seguindo o princípio da computação em grade. [1]
O armazenamento de dados é feito em serviços que poderão ser acessados de qualquer lugar do mundo, a qualquer hora, não havendo necessidade de instalação de programas x ou de armazenar dados. O acesso a programas, serviços e arquivos é remoto, através da Internet – daí a alusão à nuvem.[2] O uso desse modelo (ambiente) é mais viável do que o uso de unidades físicas.[3] (da wikipedia, ver mais >>> )

Agora a explicação mais simples e carregada de ironia (nada contra a definição aceita atualmente, é claro).

A nuvem na Internet é somente a própria Internet que evoluiu com o tempo, coisa comum em tecnologia como sabemos, e ao se aperfeiçoar a Internet hoje pode executar e possibilitar a execução do que chamam de Nuvem.

Sendo assim a Nuvem = a Internet =D

(Se não gostou desse explicação recomendo acessar o link da Wikipedia logo acima)

E caso você ainda não conheça eu te apresento a Internet 😛

Grátis um vídeo sobre a Internet: http://youtu.be/hARoO8yw0Hg

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *