O pouso da sonda Curiosity em Marte no dia 05/08/12

No próximo dia 05 de agosto poderemos acompanhar em tempo real pela internet o pouso da sonda Curiosity no planeta Marte, exatamente em uma cratera gigante chamada Cratera Gale e seu pouso será uma maravilha da ciência e tecnologia que durará exatos 7 minutos que são chamados de “Os 7 minutos de Terror” e esse nome se deve a vários fatores.

Dentre esses fatores os piores são a demora de 14 minutos na comunicação entre o pessoal da NASA e a sonda o que impede qualquer correção possível e sabendo disso eles programam e calculam todos os passos de uma aterrissagem muito radical com números de velocidade que assustam qualquer um. A sonda entrará na atmosfera marciana a 5.900 metros por segundos, ajustes na rota de entrada serão feitos constantemente durante esses 7 minutos desacelerando até realizar um pouso bem tranquilo. Por isso os 7 minutos de terror.

pouso da sonda Curiosity

Seu paraquedas se abrirá quando estiver em uma velocidade de 447.04 metros por segundo! O que diminuirá a velocidade da sonda para um valor menor que a velocidade do som, após isso o escudo protetor de entrada na atmosfera se solta e dá a oportunidade aos equipamentos da sonda de observar e calcular o local de pouso.

E então vem a parte que considero a mais maluca nessa abordagem de aterrissagem, a sonda se solta do paraquedas e com motores propulsores começa seu pouso até o solo até um ponto onde o estágio da pequena nave com propulsores gentilmente baixam cabos amarrados a sonda que toca o chão de Marte.

Pouso da sonda Curiosity detalhado em gráfico

pouso da sonda Curiosity imagem da NASA – em tamanho maior aqui –>

Com toda certeza será um pouso mais que emocionante e será melhor ainda se tudo der certo. Anos de trabalho, meses de espera até a sonda chegar a Marte e pousar no próximo dia 5 de agosto em busca de possíveis evidências de vida no Planeta Marte.

Só resta nossa torcida para que o pouso da sonda Curiosity seja perfeito!

E quem sabe, nesse mês de agosto ou nos próximos a humanidade posso enfim fazer a maior descoberta de todos os tempos que poderia mudar como vemos nossa vida e a vida no universo.

Veja os vídeos narrados por William Shatner e Wil Wheaton, abaixo só o de Wheaton.

O outro vídeo de Shatner veja no Universe Today

Onde ver e acompanhar o pouso da sonda Curiosity em Marte ao vivo pela internet:

Site NASA do projeto: http://www.nasa.gov/mission_pages/msl/index.html

Canal de transmissão: http://www.ustream.tv/NASAJPL

Atualização 06/08/2012

A primeira foto enviada pelo Curiosity

[Image Credit: NASA/JPL-Caltech]

Isso é só o começo, o robô possui várias câmeras e muitas imagens surgirão com o passar do tempo.

Uma imagem comparativa do tamanho do Curiosity com os outros robôs já enviados.

Para ver maior clique na imagem

1 Comment

Trackbacks/Pingbacks

  1. Notícias e imagens do Curiosity em Marte - [...] e imagens do Curiosity em Marte 07/08/2012 By Evandro Cesar Leave a Comment publicidade…

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *