Novas fotos de Marte do Curiosity e onde acompanhar na rede

Agora teremos imagens enviadas pelo Curiosity e outros dispositivos que acompanham a missão em Marte e essas novas fotos de Marte prometem muito. Uma foto de Marte bem curiosa foi feita por uma câmera de alta resolução.

Essa câmera chamada HiRISE está a bordo do Mars Reconnaissance Orbiter equipado com essa câmera de alta resolução que faz fotos incríveis para estudos, sua principal missão é buscar indícios ou vestígios de água, ou melhor de pelo menos áreas onde água pode ter existido na superfície marciana.

E foi através de estudos como esse que a cratera Gale, do pouso do robô Curiosity foi escolhida, naquela região a topografia indica que água pode ter existido por lá.

A foto que mencionei é essa:

Novas fotos de MarteImage credit: NASNASA/JPL-Caltech/University of Arizona

O que vemos em azul na verdade seria uma cor acinzentada (ver imagem abaixo), esse azul que usaram para destacar na foto serve para vermos a área de pouso do robô que como sabemos precisou de sistemas de propulsão para fazer sua aterrissagem suave, essas áreas em azul são exatamente as marcas causas pelos jatos, substâncias variadas que foram espalhadas pelo solo marciano.

Novas fotos de Marte

Área cinza perto da roda do robô, provavelmente causada pelos jatos de propulsão do pouso

fonte (maior)

O melhor endereço para você acompanhar as novas imagens da NASA que surgem de Marte é nesse link: http://www.nasa.gov/mission_pages/mars/images/index.html – aqui são inseridas as últimas imagens.

Outras formas de acompanhar essa nova missão a Marte:

RSS Feed: http://www.nasa.gov/rss/

Twitter: http://twitter.com/MarsCuriosity

Facebook: http://www.facebook.com/MarsCuriosity

Google Plus: https://plus.google.com/102371865054310418159/posts

Não deixe de ficar bem conectado, essa missão tem tudo para ser surpreendente e cheia de excelentes fotos de Marte que adoramos tanto ver.

O pouso em Marte em imagem de alta resolução (atualização 21/08/2012)

E o vídeo oficial e completo

2 Comments

  1. o facínio, nao estar nas descobertas, do gue nos podemos mostra, mas sim a onde o homem pode chegar.

    Reply
  2. Estou curioso com a missão que o Robô vai realizar durante a sua estadia no Planeta Marte. Con certeza eu vou acompanhar por perto o evoluir da pesquisa que a máquina vai realizar. Obrigado pela carona do espaço cósmico que me estás a proporcionar. Valeu caro amigo Evandro pela divulgação de curiposidades valiosas e interessantes como essa. Continue com a pesquisa e por favor não deixe de enviar-nos boas novas de tudo que nos rodeia.

    Reply

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *