Não compre animais pela internet, aliás não compre animal algum!

O nome desse site/blog é Fofichos que é uma brincadeira com as palavras Bicho e Fofos e nossa ideia com ele é mostrar que todos os animais são importantes, que todos eles podem ser bonitos e muitos até fofos.

Por isso nosso assunto aqui é bem variado, qualquer tipo de animal é colocado aqui. Em alguns posts recebemos comentários sobre onde comprar certo animal e sempre nos posts dos animais mais exóticos, pois bem: não compre! E estamos falando sério!

Existem milhões de cães e gatos aguardando adoção. Cachorros e gatos são os melhores bichinhos que você pode ter em casa, qualquer outro tipo de animal vai exigir muito mais atenção e cuidado e alguns, infelizmente, são animais que não merecem e nem devem viver em cativeiro.

Animal silvestre da fauna brasileira então é impensável! Por mais lindo que o bicho seja não é por um capricho de uma pessoa que outros animais sofram já que esses bichos são retirados de seu habitat natural, muitos morrem no transporte e tudo isso porque uma única pessoa quer satisfazer seu desejo de ter um deles! Que tipo de pessoa tem um quati em cativeiro??

quati

Esse post que estamos fazendo hoje é devido a última notícia de apreensão de animais ilegais que eram vendidos pela internet, no texto lemos: (trechos selecionados, negrito nosso)

Operação Araponga combate tráfico de animais

Segundo a coordenadora da Operação pelo Ibama, Maria Luiza Souza, o instituto apreendeu até o momento 2.631 animais silvestres e a Polícia Federal executou sete mandados de prisão de envolvidos no tráfico e comércio de animais da fauna silvestre brasileira e exóticos. Com os presos foram encontrados jacarés, cobras, pererecas, gavião, falcão, passarinhos, lagartos, quati, aranhas, escorpiões, entre outros.

A operação foi batizada com o nome da cidade paranaense Arapongas onde está sediada a empresa responsável pelo site http://www.zoopets.com.br, que oferecia bichos com pagamento parcelado em até 18 meses, sob a falsa propaganda de “Animais legalizados pelo Ibama” e com imagens dos animais .

As negociações sob investigação envolviam inclusive duas ONGS , uma de São Paulo e outra de Campina Grande, que se apresentavam como “defensores da natureza”.  Ambas negociavam, reproduziam e vendiam animais. As investigações identificaram que para burlar os sistemas de controle ambiental, as ongs reaproveitavam os  microchips de animais mortos. (leia todo o texto da notícia aqui – cortesia do Ibama enviado para nosso e-mail)

Um dos animais apreendidos na Operação Araponga foi essa Arara Azul, animal maravilhoso que corre risco de extinção:

Um animal lindo desse merece viver preso?

Não compre animais pela internet, nem por anúncios em jornais ou qualquer outro tipo de mídia a distância. Procure sempre lojas especializadas e autorizadas pelo Ibama e antes de tudo isso pense em adotar um bichinho, vá até algum local na sua cidade e veja com seus próprios olhos os animais que foram abandonados. Aposto que um deles vai ser o seu bicho de estimação. 🙂

PS: E vamos além! Retiramos os anúncios do nosso site. Vamos verificar e realizar uma filtragem neles para que nenhum tipo de anúncio que incentive a compra de animais possa aparecer aqui. Pois é, nós até podemos perder o pouco que recebemos para manter esse site funcionando, mas é pelo bem dos animais e ou defendemos eles ou não. Não existe meio termo nisso.

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *