Melhores cortes de carne bovina no Brasil

Cortes de carne bovina feitos no Brasil e que são comestíveis.

Uma nação movida a picanha!

Além dos melhores corte de carne bovina veremos algumas dicas especiais sobre preparo dessas carnes e os principais usos delas.

2. Acém (dianteiro sem paleta)

O Acém, também conhecido como agulha, é um tipo de corte da carne bovina. Lombo do boi. Maior e mais macio corte do dianteiro do animal.

Acém é bom para fazer bifes, é preciso bater um pouco a carne com martelo ¬¬ Também é usado em ensopados, picadinhos e assado, bem assados.

2.1. Cupim (dianteiro sem paleta)

O Cupim é um tipo de corte da carne bovina. Carne macia entremeada de gordura.

Para comer o cupim o melhor mesmo é na churrasqueira mas se você é daqueles que gostam de “inventar moda” pode ver alguma receita dele assado no forno.

3. Peixinho. Uma pequena parte da paleta onde também se tira a Raquete e Coração da Paleta.

O Peixinho, também conhecido por ganso redondo, é um tipo de corte da carne bovina. Parte dianteira do animal, como se fosse a perna dianteira.

Já pra saborear o peixinho é só pensar nele como a carne do corte Lagarto. Sempre bom cozinhar bem e levar na panela de pressão.

3.1. Paleta

A Paleta, também conhecida como Pá, é um tipo de corte da carne bovina.

Comer Paleta assada é uma maravilha, na internet tem alguns zilhões de receitas, você verá.

6. Filé mignon

O Filé mignon é um tipo de corte da carne bovina podendo ter também, outro tipo de carne junto, o cordão do filé mignon. Corte mais macio da carne bovina.

Bem, o filé mignon dispensa qualquer apresentação. Eu comeria até cru caso não fosse tão medroso como sou para carnes cruas. mas com essa carne nobre dá pra fazer de tudo.

7. Contra-filé

O Contra-filé é o mais longo corte da carne bovina, podendo conter também a Capa do contra filé.

Um bife de contra-filé na chapa ou assado na churrasqueira é o melhor uso para essa carne que considero bem nobre e saborosa.

8. Picanha

A Picanha é um tipo de corte de carne bovina tipicamente brasileira. O nome vem do jeito como o corte é feito e pode ter surgido do termo “picar”, faz parte da peça inteira da Alcatra.

Picanha é picanha… dá pra fazer assada no forno e na churrasqueira, sal grosso e só.

9. Alcatra

A alcatra ou também conhecido como alcatra inteira, alcatra com maminha ou alcatra sem picanha, é um tipo de corte da carne bovina. A alcatra pode ser subdividida nos cortes: Maminha-da-Alcatra (constituída do músculo tensor da fáscia lata). Picanha (formada de parte do músculo glúteo bíceps). Coração-da-Alcatra (constituído dos músculos glúteos médio, acessório e profundo).

Aqui mora o pecado da gula, em todos esses cortes da Alcatra, são as melhores carnes do boi.

10. Lagarto

O Lagarto é um tipo de corte da carne bovina. Denominada na região sul do Brasil como tatu. Na Bahia é conhecido como paulista.

Lagarto fica ótimo temperado com vinagre, cebola, tomates, pimentões e servindo depois de levar a geladeira e comer como lanche num pão francês. Antes é claro é preciso cozinhar na panela de pressão. Mas procure também receitas de Lagarto com molhos diferentes, é muito bom!

12. Peito

O peito (também chamado de ponta do peito) é um tipo de corte da carne bovina.

13. Costela (Ponta de Agulha)

A Ponta de Agulha ou somente Costela é um tipo de corte de carne bovina. Está localizada entre a parte traseira e a dianteira do animal, representando aproximadamente 12,00 % do animal inteiro.

Ai ai a costela. Outra carne extremamente saborosa, tem muita gordura então o preparo tem que ser calculado nos mínimos detalhes. Assada, na panela. Tanto faz.

14. Fraldinha

A fraldinha também chamada de bife do vazio, ou vazio, é um tipo de corte de carne bovina. Está localizada entre a parte traseira e a costela do animal, representando aproximadamente 2,62 % da carcaça.

Fraldinha para comer é melhor assada em churrasco, mas no forno pode ficar bem boa!

16. Patinho

O patinho é um tipo de corte da carne bovina. É localizada na parte inferior do animal e representa, aproximadamente, 7,79% da carcaça.

Patinho é outra carne boa pra bife, mas é um pouco dura e tem que ter  o preparo correto.

fontes: wikipedia e Embrapa que tem uma padronização dos cortes de carne bovina do Brasil muito bem documentada.

Trackbacks/Pingbacks

  1. Cortes de carne | Ih, casei… e agora?! - [...] http://www.postmania.org/melhores-cortes-de-carne-bovina-no-brasil/ Share this:TwitterFacebookGostar disso:GosteiSeja o primeiro a gostar disso. [...]
  2. Carne louca é receita simples e deliciosa - [...] bom da carne louca é que usa a carne chamada de lagarto, um tipo de corte de carne de…

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *