Lago Retba é um lago rosa que fica no Senegal, veja fotos

No Senegal existe um lago chamado Lago Retba cujo apelido é Lago Rosa que é fácil de entender porque é chamado assim porque obviamente sua água é toda rosada.

Esse fenômeno acontece por causa de uma bactéria, Dunaliella salina, que mesmo tendo esse nome estranho bem comum nas bactérias faz muito sucesso nesse lado da África já que ela é a responsável por um lago rosado!

É talvez a mais alegre das bactérias, no bom sentido.

Enquanto outras bactérias só aprontam confusão a Dunaliella salina em contato com a água salgada do lago e com o sol bem quente da época seca do ano gera essa cor impressionante que você pode ver nessas fotos do Lago Rosa ou Retba, que é um nome bem mais bonito, Retba!

Fotos do Lago Rosa

Curiosidade: o Lago Retba tem uma concentração de sal muito grande e assim como o Mar Morto as pessoas que nadam nele não afundam de tanto sal… a densidade da água faz isso acontecer e pra quem não sabe nadar é uma boa.

Além disso os habitantes das redondezas vivem basicamente da coleta e venda de sal trabalhando em média 6 horas por dia na retirada de sal do lago e imediações do local. Para que sua pele não seja corroída pelo sal eles passam uma pasta de uma castanha chamada Carité em português, que protege a pele contra os males da alta concentração de sal.

lago rosa

lago cor de rosa

lago rosado

informação

Aposto que voce fez essa cara aqui quando viu essas fotos:

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *