Dicas e atalhos para usar o Google Reader

Usar o Google Reader que é um leitor RSS torna sua vida muito mais fácil. Com ele você pode agregar todos os sites e blogs que acompanha diariamente em um único local. Além disso é possível compartilhar esse conteúdo, favoritar para salvar e ler depois e publicar no Google Plus, enviar por e-mail e fazer essa informação rodar entre amigos e conhecidos.

Muitas pessoas gostam de favoritar os sites e blogs que acompanha direto no seu navegador preferido só que com o tempo a barra de favoritos vai enchendo a tal ponto que começa a ficar complicado encontrar algo no meio de uma centena de links salvos, com o Google Reader a divisão de assinaturas de RSS tudo fica mais limpo e fácil de encontrar e ainda é possível dividir esses links por assunto deixando tudo mais simples.

A primeira coisa a fazer para começar a usar o Google Reader é acessar o seu endereço: Google Reader.

Faça o login com seu e-mail e senha.

Para começar a inserir seus sites e blogs preferidos veja na direita em vermelho a opção INSCREVER-SE como mostra a imagem abaixo:

/reprodução do meu Reader

Nessa barra você adiciona o link de RSS do site que quer acompanhar as atualizações, ou digita o nome do site ou somente sua URL, caso esteja configurado corretamente o Reader pegará o RSS automaticamente.

Assim é só ir adicionando seus sites e blogs e acompanhando. Caso queira ler no navegador é só clicar no título da notícia/artigo que abrirá em outra janela.

O melhor mesmo do Google Reader são os atalhos que permitem que você tenha um ganho real na utilização e na rapidez de leitura de todas as fontes de informação.

Por exemplo, com a tecla J é possível passar para o próximo e com a K retornar.

A tecla V abre o artigo que você está vendo no Reader em uma nova janela do navegador, tudo muito fácil e uma das minhas preferidas é a tecla de atalho F que permite a visualização em tela cheia, aí é só navegar pelos blogs e sites que mais gosta sem ter muito trabalho.

Todas as teclas de atalho para utilizar no Google Reader você encontra aqui no link

Uma dica que considero importante é tentar não ficar preso somente ao que aparece no leitor de RSS, procure por novos sites e blogs e sempre assine seu feed se gostou do que viu. Digo isso por experiência porque ao usar muito o leitor podemos ficar limitados aos que estão assinados naquele momento.

O próprio Google Reader oferece sugestões na opção “Procurar coisas”.

Qualquer dúvida no sobre como usar o Google Reader é só deixar um comentário logo abaixo 🙂

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *