Delicious: porque é melhor armazenar seus favoritos online

Todos nós possuímos uma lista de sites favoritos. Uma lista que pode crescer, até, diariamente. É impossível navegarmos na internet por um dia que seja, por mais de uma hora, digamos, sem encontrarmos algum site interessante. Algum site que, ou queremos “deixar anotado” para ler depois, com mais calma, ou queremos ter sempre guardado, como referência. Um site, enfim, que será um favorito.

Qualquer um dos navegadores atuais possui o recurso de “Favoritos” (ou Bookmarks), ou seja, você acessou um site bacana, gostou, e adiciona o mesmo à lista de favoritos do browser. Isto funciona perfeitamente, e você pode até mesmo fazer backup dos favoritos de seu navegador, para quando precisar formatar seu computador, etc. Mas, digamos que você não costume fazer backups, ou não saiba como fazê-los, ou até mesmo queira acessar seus favoritos quando estiver em outro computador. Na casa de um amigo ou parente, por exemplo? Existem serviços de favoritos que funcionam de forma diferente. Um deles é o Delicious, o qual permite que você armazene seus favoritos nos servidores do mesmo, o que significa que eles serão acessíveis a partir de qualquer lugar do mundo.

Bacana, não? O melhor de tudo é que o Delicious possui um plugin para o Firefox, por exemplo. Este plugin se integra ao navegador e sincroniza seus favoritos constantemente. Você adiciona websites diretamente do seu navegador à sua conta junto ao Delicious, sem ter de sequer ir até o website. Você também consulta todos os seus links inseridos no Delicious através de uma toolbar que pode ser aberta na lateral do Firefox. Tudo isto é muito útil, e além disso, o Delicious permite que você faça o download de backups (para quem ainda não confia no serviço, por exemplo) de todos os seus favoritos.

O Delicious, na verdade, é uma rede social de favoritos, digamos. Isto porque todos os favoritos adicionados por todos os usuários são integrados à rede (menos os favoritos que os usuários marcam como privados), o que torna o serviço muito interessante e útil. Por exemplo, se você desejar buscar pela palavra chave “web”, basta digitar o seguinte endereço no seu navegador: http://www.delicious.com/tag/web .

Isto trará todos os sites que foram marcados com a tag “web”. Aliás, vale ressaltar o uso de tags. Utilize você o Delicious via site ou via navegador, você pode designar tags para seus favoritos. No momento da busca, pode também as utilizar. O número de tags é ilimitado, e você pode utilizar qualquer palavra que te faça lembrar, depois, do item em questão.

O Delicious é rápido, simples e extremamente útil, principalmente pelo fato de manter suas informações, a lista com seus sites prediletos, em servidores remotos, o que elimina possíveis perdas devido a problemas em seu computador. Isto sem contar com o fato da mobilidade: você acessa sua conta e adiciona mais sites à mesma (gerencia a mesma totalmente, na verdade) a partir de qualquer computador, em qualquer lugar do mundo.

Há muito mais no Delicious para ser descoberto. Crie sua conta e divirta-se. Ah, e não se esqueça de fazer backups, de vez em quando. Mesmo com a segurança proporcionada pelo serviço, nunca é demais se precaver. Para isto, após criar sua conta junto ao serviço, basta utilizar este link. 🙂

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *