Controle o uso da internet em seu iPhone em tempo real, com o DataMan Pro

Quem possui um smartphone muitas vezes assina com sua operadora algum plano de dados. Tais planos geralmente possuem uma franquia de consumo mensal, e a melhor maneira de controlar seus gastos neste sentido, no iPhone, é através do DataMan Pro. Trata-se de uma app que custa apenas US$ 1,99 na App Store e monitora em tempo real todo o tráfego de dados em seu iPhone (3G/EDGE/GPRS/Wi-Fi).

Desenvolvido pela XVision, o DataMan Pro é um aplicativo ao mesmo tempo poderoso e simples de se utilizar. Basta que o usuário configure o dia de início e o dia de término de seu ciclo de cobrança, e a partir daí o aplicativo fará tudo sozinho. Ele monitorará automaticamente todo o tráfego web (saída/entrada), e uma atualização recente introduziu na app o suporte a monitoração de wi-fi. Ou seja, se você navegar na web com seu iPhone através de wi-fi, também poderá contar com informações bem precisas a respeito.

O DataMan Pro permite inclusive que o usuário estabeleça valores máximos para tráfego diário e semanal, além do mensal. Todos estes valores são inseridos na aplicação através de um belo e prático controle deslizante, de forma bem simples. É possível também configurar o aparelho para que ele exiba os alertas automáticos assim que determinados níveis sejam atingidos. Por exemplo, se você deseja receber o primeiro alerta ao atingir 30% de utilização de seu tráfego mensal, basta definir este percentual nas configurações da app.

Um alerta sonoro pode ser inclusive selecionado para cada mensagem de aviso, e algo muito bacana é o fato de ser possível identificar também onde e quando você utilizou a internet, através do Geotag. O relatório é exibido no mapa, e, assim, você pode identificar, por exemplo, que no dia X consumiu, por exemplo, 10 MB durante um passeio ao Shopping e 20 MB em casa. Em viagens, então, este recurso se torna muito bacana.

O DataMan Pro também ajuda você a identificar se o seu plano de dados “é muito para você”. Ele também exibe os dados não utilizados, separando também as informações por dia, por semana e por mês. Assim, de repente, você pode detectar se pode mudar de um plano de, digamos, 250 MB mensais para um de 100 MB mensais. Isto se seu plano não for ilimitado, é claro. Aí você também poderá realizar as modificações que julgar necessárias.

Você também pode consultar seu histórico de tráfego. Por exemplo, você pode selecionar um intervalo de tempo, digamos, de um mês, e conferir dia a dia quanto foi utilizado. Vale lembrar também que todas estas informações podem ser visualizadas em um prático gráfico, além do mapa. Um relatório também pode ser exportado para o iTunes, no formato .CSV. O aplicativo também exibe, tão logo acessado, a quantidade de dias que restam até o final do seu ciclo de cobrança, informação esta bastante útil, também.

Também existe uma versão gratuita do DataMan, a qual possui menos recursos, é claro. Trata-se do DataMan Free, o qual permite que você, de certa maneira, teste a app antes de comprar sua versão full. Ela pode ser baixada através deste link.

Conclusão

Um aplicativo tão útil e poderoso como o DataMan Pro, vendido por apenas US$ 1,99, é um “must have” para quem possui um iPhone e acessa a internet com frequência, através da assinatura de algum plano de dados.

OBS: vale lembrar que a XVision também desenvolve outros tipos de aplicativos e também games, para iOS, como por exemplo o game “One Long Blow“. Dê uma olhada. 🙂

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *