Seu computador funcionando a todo vapor com o TuneUp Utilities 2014

A décima segunda versão do TuneUp Utilities foi lançada no mês passado. O TuneUp Utilities 2014 continua sendo uma ótima ferramenta para quem utiliza Windows e deseja manter o famoso sistema operacional da Microsoft funcionando livre de erros, à todo vapor e sempre otimizado. Após instalarmos o aplicativo sua nova interface salta aos olhos. O programa, já extremamente simples de se utilizar em suas versões anteriores (como a 2012, por exemplo) ficou ainda mais bonito, clean e amigável.

TuneUp Utilities 2014

A nova interface conta com quatro abas (Painel, Otimizar, Limpar, Corrigir Problemas e Personalizar), as quais permitem o acesso descomplicado às inúmeras ferramentas que fazem parte do TuneUp Utilities 2014. Quase todos os botões e opções acessíveis em cada uma das abas guiam o usuário através de práticos wizards.

Cada wizard apresenta de forma clara os problemas encontrados e também uma série de sugestões, deixando nas mãos do usuário, porém, a decisão final. Ou seja, um problema somente será eliminado no momento em que assim for desejado (claro, deixando de lado aqui a otimização em tempo real, a qual trabalha de forma automática – porém com toda a segurança – mediante ajustes prévios).

TuneUp Utilities 2014

Sabemos que o Windows é o sistema operacional mais utilizado no mundo, pelo menos no que diz respeito a pequenas empresas e a usuários doméstico. Sabemos também que o sistema pode ir ficando “inchado”, carregado, lento, problemático e repleto de arquivos, configurações e aplicativos inúteis e danosos, com o tempo.

Uma instalação do Windows, dependendo do uso da máquina em questão, pode não durar muito tempo, e problemas no registro, por exemplo, podem causar muita dor de cabeça. Tudo isto pode acabar resultando na necessidade de formatação do PC, um processo que pode acabar sendo bastante traumático, principalmente se levarmos em conta que políticas de backup poucas vezes são utilizadas por usuários domésticos, por exemplo, e perdas de informações muitas vezes ocorrem nestas situações.

Justamente aqui pode entrar em cena um software como o TuneUp Utilities 2014, o qual pode ser visto também como um verdadeiro canivete suíço para computadores. Ele é uma das melhores soluções disponíveis no mercado para a otimização e a resolução de problemas em computadores Windows. O software tanto ajuda a prevenir quanto é extremamente eficiente no momento de corrigir.

TuneUp Utilities 2014

Limpeza ou desfragmentação do registro? Desfragmentação do disco rígido? Desinstalação de programas desnecessários? Eliminação de arquivos desnecessários que ocupam muito espaço no HD?  Verificação de erros no disco? Tudo isto, e muito mais, pode ser realizado de forma fácil, segura e rápida com a nova versão do TuneUp Utilities.

Estamos aqui falando a respeito de tarefas que muitas vezes somente seriam passíveis de execução mediante o uso de outros softwares, ou de vários deles, ao mesmo tempo. Softwares algumas vezes pagos que podem também possuir uma curva de aprendizado bem grande. O pacote TuneUp Utilities 2014 conta com muitos itens bacanas e até mesmo imprescindíveis a usuários de computadores de diversos níveis, pois é versátil, robusto e, ainda assim, user-friendly.

Se pensarmos que o TuneUp Utilities 2014 coloca nas mãos do usuário doméstico, por exemplo, ferramentas poderosas e ao mesmo tempo extremamente simples de serem usadas, tudo começa a fazer sentido. Tais ferramentas foram desenvolvidas com foco não no administrador de sistemas, mas sim em pessoas que usam o computador em sua rotina diária sem no entanto conhecerem todos os seus meandros e segredos.

Uma dona de casa que acessa o Facebook para conversar com os amigos não precisa saber como funciona um HD. Detalhes como, por exemplo, a permanência de arquivos no disco rígido mesmo após tê-los eliminado da lixeira (bem como a maneira certa para os apagar totalmente) não precisam fazer parte de seus conhecimentos. Um advogado em seu pequeno escritório não precisa conhecer todos os detalhes da placa mãe que utiliza, nem tampouco a arquitetura de seu processador.

TuneUp Utilities 2014

Estes mesmos princípios podem ser aplicados ao TuneUp Utilities. Você não precisa ser um expert para utilizá-lo. Para usá-lo não é necessário ler manuais longos e enfadonhos, e mesmo assim ótimos resultados serão obtidos com pouco tempo de utilização. Imagine que você está deixando seu veículo (o PC) nas mãos de um experiente mecânico (o TuneUp Utilities 2014): você não sabe o nome de todas as peças que estão debaixo do capô, correto? Entendeu? 🙂

Instalar o TuneUp Utilities 2014 em qualquer PC rodando Windows é simples, e logo após a instalação temos que fornecer ao software algumas poucas informações para que ele comece a otimizar o Windows em tempo real, “nos bastidores”.

A otimização em tempo real é justamente um dos pontos fortes do TuneUp. Sempre ativo, o aplicativo executará uma série de tarefas de tempos em tempos, garantindo que o HD permaneça desfragmentado, que os erros fiquem longe, que o sistema operacional rode sempre o mais corretamente possível, e que o registro permaneça livre de lixo.

A manutenção em tempo real pode até mesmo reduzir o tempo de execução das tarefas sob demanda passíveis de serem realizadas através do TuneUp Utilities 2014, uma vez que menos problemas serão encontrados, pois muitos já foram eliminados automaticamente, sem que você sequer tenha notado, muitas vezes.

TuneUp Utilities 2014O TuneUp Utilities 2014 também conta com uma ótima ferramenta para a localização e a eliminação de arquivos duplicados. Uma quantidade enorme de dados pode ser eliminada de seu HD. Dados que você nem sabia que existiam e/ou que estavam ali. Espaço em disco que estava sendo usado indevidamente. Gigabytes e mais gigabytes de informações inúteis que podem ceder espaço, quem sabe, para aquele game que você tanto queria.

O novo recurso Duplicate Finder é sensacional, e permite que arquivos duplicados e inúteis acumulados, sabe-se lá, durante anos e anos, sejam deletados rápida e seguramente. Em alguns testes, a desenvolvedora conseguiu eliminar cerca de 270GB de arquivos duplicados em um MacBook Pro Retina rodando Windows 8.1: imagine o que é possível fazer com tanto espaço livre, novamente!

Também contamos na suíte com modos de operação desenvolvidos para situações específicas, os quais criam uma espécie de ambiente propício para várias utilizações distintas. O novo Flight Mode é bastante útil em notebooks, ao desativar recursos desnecessários em um voo, digamos, como o wi-fi, e aumentando assim a autonomia da bateria.

O modo Turbo é um dos mais interessantes e úteis. Trata-se de um modo de operação muito útil para gamers, pois desativa recursos e serviços que consomem processamento e memória excessivamente e os deixa totalmente livres para serem utilizados por um Crysis 3 ou Battlefield 4, por exemplo. Diversas opções para economia de energia também fazem parte do pacote, e se você usa notebooks ou ultrabooks sabe o quão importante é este detalhe.

O TuneUp Utilities 2014 também é capaz de fornecer detalhes a respeito de programas que não são utilizados por muito tempo. Programas que podem até mesmo contar com serviços e vários outros “pedaços” em constante utilização, causando sobrecarga no sistema. Eliminando tais programas, portanto, teremos um grande alívio. Menos memória será utilizada, espaço em disco será liberado, e a saúde do sistema será melhorada.

A versão 2014 do TuneUp Utilities também conta com o Disk Cleaner. Aqui temos um recurso que se beneficia de uma espécie de banco de dados mantido pela criadora do programa, o qual conta com uma lista bem grande de aplicativos e navegadores. Com estas informações, o programa pode dar uma geral no sistema e realizar profundas limpezas com enorme segurança, o que resulta, sempre, em mais espaço livre.

TuneUp Utilities 2014

O TuneUp Utilities 2014 continua mantendo a tradição. Poderoso, fácil de ser usado e leve: você nem vai perceber que ele está instalado e funcionando, a não ser que precise realizar alguma tarefa sob demanda. Para que usar um desfragmentador de disco, um aplicativo para remoção de programas não mais utilizados, um limpador de registro e … bem, esta lista pode ser imensa. Resumindo: para que usar vários aplicativos separados, desenvolvidos por várias empresas, para manter o seu Windows em dia, correndo o risco de, assim fazendo, o sobrecarregar mais ainda, se você pode contar com a suíte/canivete suíço TuneUp Utilities 2014?

Você também pode baixar uma demonstração da ferramenta, a qual vale por 30 dias. O programa está, também, totalmente traduzido para o português do Brasil.

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *