Como manter seu bem estar durante longos voos

Além de cansaço e desconforto, passar horas a fio dentro de um avião pode trazer riscos à saúde. Tanto que entre eles está a chamada Síndrome da Classe Econômica, que é o resultado do acúmulo de líquido nos membros decorrente de um longo período sentado. Esse acúmulo causa o inchaço das pernas e pode resultar em uma Trombose Venosa Profunda (TPV).

Apesar de inicialmente associada à falta de espaço para movimentação nos assentos das classes econômicas das aeronaves, hoje sabe-se que este problema pode atingir também quem faz longas viagens de trem, ônibus e mesmo nos automóveis.

Quando ficamos sentados por um período excessivo, a falta de movimentação e o estreitamento das veias atrasam o fluxo de sangue para o coração, o que pode formar coágulos de sangue nas veias das pernas. Na pior das hipótese, esse coágulo pode ser arrastado pelo fluxo até uma artéria pulmonar e causar o mais temido efeito de uma trombose: a embolia pulmonar.

O risco de ter uma trombose durante um voo é muito pequena considerando o número de viajantes, mas ele existe. Sabendo disso, algumas companhias aéreas exibem vídeos a bordo que recomendam a movimentação e alongamentos durante a viagem.

Vale ressaltar que portadores de doenças vasculares, mulheres que tomam contraceptivos, fumantes e cardiopatas devem ter ainda mais cuidado, avisando seu médico sobre a viagem e quais cuidados específicos devem ser tomados.

Existem algumas recomendações simples que reduzem drasticamente o risco de trombose para quem embarcar em um voo de longa duração:

– Evite ficar sentado o tempo todo, caminhe pelos corredores sempre que possível. Quando não for possível caminhar, movimente as articulações com frequência, mesmo sentado.

– Use um sapatos confortáveis, que apertem o pé o menos possível. Para as mulheres, não utilize saltos. Sempre que possível, fique descalço. As roupas também devem ser o mais soltas possível. Uma calça justa pode dificultar ainda mais a circulação.

– Use uma meia de compressão para evitar o inchaço das pernas.

– Evite o consumo de bebidas alcóolicas e alimentos gordurosos durante o voo.

– Mantenha-se hidratado, consuma água e sucos em abundância.

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *