Chega o fim do suporte ao Windows XP: leia a carta de despedida

Windows XP

Ontem, 08 de Abril de 2014, chegou ao fim o suporte ao Windows XP, por parte da Microsoft, sua criadora. O sistema operacional, um dos melhores já lançados pela gigante de Redmond, foi lançado há mais de 10 anos atrás. Eu mesmo o utilizei muito, muito mesmo.

Também passei por um período de ódio com o Windows Millennium Edition, ou ME (isto depois de usar MS-DOS, Windows 3.xx, etc), por um período bastante agradável, até, com o Windows 2000, por períodos de raiva e “meia felicidade” com o Vista e, finalmente, por momentos muito bons com o excelente Windows 7.

Mas nada remove da minha memória os bons tempos com o famoso, sensacional, estável, bonito e rápido (além de cheio de recursos, muitos únicos por algum, inovadores, etc) Windows XP. Sim, foram ótimas eXPeriences.

A partir de ontem, a Microsoft não mais lançará atualizações e patches de segurança para o Windows XP. Se você ainda utiliza este sistema operacional, é melhor mudar. Seja para alguma distro Linux (o Ubuntu é muito bom), seja para algum outro Windows mais recente (particularmente, recomendo o 7).

Mas o fato é que, digamos, o Windows XP está morto. O fim do Windows XP chegou. Se você o mantiver instalado, pouco a pouco perceberá que softwares mais recentes não mais rodarão nele, e também ficará em risco, devido à falta de atualizações de segurança.

A Microsoft, de uma forma até que bem humorada, divulgou uma “Carta de despedida do Windows XP”. Escrita de forma tal a parecer que o próprio sistema operacional a escreveu e está se despedindo. Você pode lê-la aqui, e também “derramar alguns bits“. A empresa, claro, também não deixa de fazer propaganda do Windows 8.1, mas tudo bem.

Leia um trecho da carta:

“… Grandes lembranças de outros tempos, mas a tecnologia avança e é preciso dar espaço à inovação.

Nos próximos dias, estarei aposentado e desfrutando da tranquilidade. Agora, preciso de um tempo para mim e meus bytes. E a primeira coisa a fazer será me esquecer das atualizações de terça-feira – tão necessárias e que não estarão mais disponíveis.

É, a tecnologia nunca pára. Descanse em paz, saudoso Windows XP.

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *