A Montanha, filme da segunda guerra trata da participação brasileira

Foto vista do alto Monte Castelo dias atuais

Durante muitos anos em que trabalhei em uma escola tive contato com um ex combatente da Segunda Guerra Mundial. Todo dia 02 de maio que se comemora o Dia do Ex Combatente da FEB ele vinha fazer uma palestra para as crianças e contar como foi a ida dele à guerra, desde o embarque no navio até a chegada na Europa e a ocupação do Monte Castelo. Nas suas apresentações, que pude ver vários anos seguidos, sempre surgia uma história nova, muitas tristes de amigos mortos em batalha, situações como ter que se proteger de tiros se escondendo atrás de corpos, o frio e fome. Mas também algumas situações engraçadas especialmente após o final da guerra quando tudo ficou mais leve.

Como adoro filmes da segunda guerra mundial estou bem ansioso por esse que tem participação brasileira na produção, junto com Portugal e Itália. Aliás o ex combatente que conheci era filho de italianos e contava com muito orgulho ter saído do Brasil que ele amava e ter ido ajudar o seu povo de origem.

Pelo trailer que encontrei dá para ver que o filme será muito bom! E já passou da hora de termos um filme com esse assunto que pode resgatar a história daqueles que morreram pelo Brasil e pelo mundo.

Depois de A Montanha, só nos resta torcer que os “fazedores” de filmes nos presenteiem com um sobre os bravos pilotos do grupamento Senta à Pua! 1º Grupo de Aviação de Caça da Força Aérea Brasileira. Já existe um documentário excelente sobre esse pilotos, mas um filme seria muito emocionante!

(O filme A Montanha está em produção)

Foto crédito: photo credit: xornalcerto

1 Comment

  1. deve ser uma montagem real, ja que os americanos tentaram usar os brasileiros, mas quebraram a cara pela capacidade de nossos homens.

    Reply

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *