A distância real da Lua em relação a Terra em escala

Esse vídeo é bem interessante porque levanta um problema comum que vemos autalmente com fotos da Terra e da Lua. Sempre que vemos essas imagens nosso planeta e a Lua aparecem sempre perto um do outro e em escala isso está errado. Com o tempo vamos nos acostumando a imaginar que a Lua é mais perto perto daqui do que realmente é.

Veja um exemplo de foto um tanto comum:

Obviamente essa foto está até exagerada na escala dela de tanta proximidade, mas a idéia por trás disso é essa mesmo, mostrar as duas imagens em uma só e criar essa bela imagem.

No entanto temos que saber que imagens assim estão fora de escala, a Lua é bem mais distante que isso. Se olbservarmos uma foto real feita da Lua podemos ver a diferença:

Fácil notar a diferença! Agora veja o vídeo, que é bem legal e mostra a noção que as pessoas têm da distância da Terra e da Lua usando uma bola de basquete e uma de tênis, e o mais doido é que eu errei igual a maioria das pessoas.

A Lua (do latim Luna) é o único satélite natural da Terra, situando-se a uma distância de cerca de 384.405 km do nosso planeta. (mais aqui)

Aposto que você  também vai perceber que não imaginava que a distância entre os dois era tão grande em escala 😀

créditos das fotos: photo credit: Bluedharma / photo credit: woodleywonderworks

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *