21 dicas importantes com segredos das dietas e boa alimentação

Recebi por e-mail um texto com 21 dicas contento pequenos e valiosos segredos da nutrição que ajudam a perder peso e se alimentar muito bem. Numa época que as pessoas se preocupam mais com a saúde achei válido fazer uma livre tradução e compartilhar aqui com vocês.

Alguns desses pequenos segredos das dietas são muito interessantes!

1. Beber MAIS uma segunda xícara de café. Pode reduzir o risco de diabetes do tipo 2 (em adultos), de acordo com um estudo no American Journal of Clinical Nutrition.

2. Servir pratos prontos. Pesquisadores descobriram que quando as pessoas são servidas pratos individuais com porções de comida, em oposição ao pratos vazios e com a mesa cheia de comida, os que recebem os pratos prontos comem 35% menos! Número incrível, não?

3. Pense antes de beber. Em média as pessoas bebem mais de 400 calorias por dia. Isso acontece muito com quem bebe várias xícaras de café ou chá durante o dia adicionando açúcar, a porção é pequena mas no final do dia o resultado é grande. Outro costume são dos refrigerantes. Sabia que se trocar o açúcar do chá, ou esses refrigerantes por produtos sem calorias é possível perder até 40 quilos em um ano? É o que mostram estudos com obesos que exageram nessas bebidas.

4. Antes de beliscar durante o dia pensa na última refeição. Cientistas britânicos descobriram que pessoas que pensavam sobre a sua última refeição antes de fazerem aquelas pequenas refeições entre as refeições comiam 30 por cento menos calorias do que aqueles que não param para pensar. A teoria é a seguinte: Se você se lembra do farto almoço que teve e como ele te deixou satisfeito o lachinho acaba ficando sem graça. 🙂

5. Comer proteína em todas as refeições. De acordo com pesquisa, as pessoas em dieta que comem mais proteínas tendem a perder mais peso, enquanto quem come menos proteínas sente-se menos saciados. Parece que a proteína é um nutriente melhor para redinamizar o seu metabolismo, diminuindo seu apetite e ajudando a comer menos nas outras refeições.

Tonight's Dinner: Pork Chops
photo credit: ctaloi

As Proteínas

6. Escolha pão integral. Comer grãos inteiros (contra os grãos refinados ou pão branco) é sugerido em estudos com menores riscos de câncer e doenças cardíacas.

7. Pense em e com os peixes. Consumir dois 4 – 6 porções de peixes gordurosos por semana vai aguçar sua mente. Entre os melhores estão o salmão:, atum, arenque, cavala e truta. Eles são ricos em ácido docosahexaenóico (DHA), que pode reduzir o risco de Alzheimer. Os participantes do estudo que tinham níveis sanguíneos elevados de DHA também tiveram melhor desempenho em testes de raciocínio e mostrou maior flexibilidade mental, memória, e até um vocabulário melhor se comparado com pessoas que não comem peixe.

8. Corte porções por quarto. Pesquisadores da Pennsylvania State University descobriram que uma simples redução de 25% nas porções  faz com que diminua em 10% as calorias

9. Desligue a TV. Cientistas da Universidade de Massachusetts descobriram que as pessoas que assistem TV durante uma refeição consomem, em média, 288 calorias mais do que aqueles que não comem com a televisão ligada. (Essa eu não sabia!)

10. Coloque o garfo no prato enquanto mastiga. Ou beba um gole (pequeno) de água entre cada mordida. Um estudo na Grécia mostrou que essa prática pode aumentar os níveis de certos hormônios fazendo com que a gente se sinta bem alimentado.

Foodswings Meal
photo credit: foodswings

11. Comer uma boa quantidade de frutas e legumes por dia. Em um estudo, as pessoas que comeram quatro ou cinco porções pontuaram mais em testes cognitivos do que aqueles que consumiam menos de uma porção. Sempre é bom lembrar que existem saladas bem calóricas, com queijos por exemplo, prefira as mais simples.

12. Beba chá verde. Pode ajudar a construir um esqueleto mais forte, dizem os pesquisadores chineses, e ajudar a protegê-lo de da osteoporose (os ossos mais fracos) quando estiver mais velho. E um estudo mostrou que chá verde combate mau hálito, também.

13. Exercite-se antes do almoço ou jantar. Estudiosos britânicos sugerem que exercícios antes dessas refeições fazem com que as pessoas comam menos.

14. Ressaca? Escolha aspargos. Na Coréia do Sul uma pesquisa mostrou que aspargos metabolizam melhor o álcool no fígado, assim uma ressaca é curada duas vezes mais rápido.

15. Dormir oito horas por noite. Pessoas que dormem melhor não ganahm tanto peso quanto pessoas que passam noites sem dormir.

16. Beber dois copos de leite diariamente. Pessoas que bebem mais leite tem cerca de 16 por cento menor risco de doença cardíaca do que pessoas que bebem menos.

The Lady's Brunch Burger - Side View
photo credit: Marshall Astor – Food Pornographer

17. Coma sua comida preferida! Não comer certo alimento porque é muito calórico não é a saída. Se você é um amante de uma lasanha por exemplo sabe que existem lasanhas mais calóricas e outras menos. Coma a com menos calorias. O importante é comer menos, só isso.

18. Escolha alimentos com o menor número de ingredientes. Atualmente surge vários tipos de ingredientes, conservantes, adoçantes etc. Procure por ingredientes seguros e com menor indíce de substâncias químicas, porque a questão não é só perder peso, mas também se manter saudável.

19. Como um pouco de pipoca. Um estudo realizado em 2009 sugere que se a gente come uma xícara de pipoca de microondas (sem manteiga) 30 minutos antes do almoço acaba comendo 105 calorias a menos na refeição.

20. Lanchinho com nozes. Comer um punhado de nozes por dia pode aumentar o HDL (colesterol bom) mais rápido, enquanto que reduzem o LDL (mau colesterol).

21. Ovos mexidos pela manhã. Em um estudo da Universidade de Saint Louis mostrou que pessoas que comeram os ovos no período da manhã, consumiram 264 calorias a menos no resto do dia. Isso mostra que é o mesmo caso do consumo de proteínas.

Espero que tenham gostado! Não sei a fonte desse texto que eu traduzi aqui, se alguém souber é só falar.

E boa alimentação! 🙂

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *